quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A decisão é sua...

JOSUÉ 24:14 Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR.
15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Uma breve história para refletirmos.


 Mauro era um tipo de pessoa que todos adorariam conhecer. Ele sempre estava de bom humor e sempre tinha algo positivo para dizer. Quando alguém lhe perguntava: "Como vai você?", ele respondia: "Melhor que isso, só dois disso!". Um dia perguntei-lhe: - Como você consegue ser uma pessoa tão positiva o tempo todo? - Toda manhã eu acordo e digo a mim mesmo: Mauro, hoje você tem duas escolhas: ficar de bom humor ou ficar de mal humor. Então, eu escolho ficar de bom humor. E repito esta decisão o dia inteiro, a cada instante. Se alguém me irrita ou reclama de alguma coisa, seja do jeito certo ou não, eu escolho continuar de bom humor e tentar ver o lado positivo da situação.

- Mas, não e tão fácil assim, Mauro! - É fácil, sim! A vida consiste em escolhas.
As palavras de Mauro não eram vazias. Ele realmente havia decidido viver de bem com a vida, e isso ficou muito bem estabelecido quando Mauro foi assaltado e levou três tiros. Por sorte, foi socorrido à tempo.Ele conta que naquela hora tomou duas decisões:

A primeira decisão que tomou, foi que queria viver, fosse como fosse. Mesmo que ficasse paralítico, não iria desistir da vida (essa sua obstinação facilitou o serviço de toda a equipe médica que o atendeu).
A segunda decisão, foi que iria passar aqueles terríveis momentos do melhor jeito que lhe fosse possível, e foi isso mesmo que ele fez. Quando os paramédicos lhe perguntaram se era alérgico à alguma coisa, Mauro, apesar de estar sangrando e gravemente ferido, fez com que todos caíssem na risada: - Sou alérgico a bala!



 O que qualifica alguém a fazer as melhores escolhas é seu grau de fidelidade a Deus que é determinante em suas decisões.



I. SEU GRAU DE FIDELIDADE AO SENHOR.
1.1. Temor ao Senhor- Tiago 4:4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
1.2. Serviço com qualidade- Salmo 100: 1  Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. 2 Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.3 Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. 4 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
5 Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.
SALMO 101:1 Cantarei a bondade e a justiça; a ti, SENHOR, cantarei. 2 Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. 3 Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará.
1.3. Renuncia a falsos padrões-

II. O CONTEXTO DAS SUAS DECISÕES. 15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

2.1. Percepção. Lucas 11: 34 São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.35 Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. 36 Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.
2.2. Opções – Salmo:32 7  Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento. 8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.9 Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.
2.3. Influencia - Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Para Finalizarmos mais uma breve História.


 SÁBIO E O PASSARINHO

Ao encontrar caido no chão um pequeno e frágil filhote de passarinho, um dos discípulos de um grande sábio concebeu um jeito de, afinal, provar ser mais esperto que seu mestre.
"Vou levar o passarinho até o sábio e lhe perguntar se ele está vivo ou morto, pensou ele consigo mesmo, se ele responder que o passarinho está morto, eu abro as mãos e o deixo se mexer. Se ele responder que está vivo, eu aperto um pouco as mãos e o mato. De um jeito ou de outro, ele não acertará a resposta".
Após ensair mentalmente suas palavras, aproximou-se do mestre e lhe perguntou: Bom mestre, o que tenho em minhas mãos?
O mestre olhou para suas mãos e, vendo algumas penas por entre seus dedos, respondeu-lhe: Um filhote de passarinho. Muito bem mestre... Mas este filhote está vivo ou está morto?
E o mestre, de pronto, lhe respondeu: Isso só depende de você!


Texto: Varlei Caetano
Adaptado: Daniela Machado

2 comentários:

  1. Quanto tempo em... senti saudades!!!
    Ótimo Daniela. Uma lição interessante é que muitas vezes passamos por situações difíceis e parece que a culpa é dos que nos rodeiam... rsrs... As pessoas tem que ver em nós que mesmo passando por "pouca e boas" conseguimos sorrir, e ficar com o humor a flor da pele...
    E essa ultima além de nos ensinar é engraçada! imagine a cara do discípulo... noooossa... rsrs...
    ISSO SÓ DEPENDE DE NOSSAS ATITUDES! Que sejam espelhadas no Senhor. Amém!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Cleython esses ultimos dias foram bem corridos, mas postarei mais mensagens com certeza... rsrsrsrs
    Eu tbm amei esse texto. Esse amigo meu que o escreveu o usou em uma pregação. Realmente muito boa.
    E mais uma vez Obrigada por estar junto com a gente aqui no Blog.
    abração

    ResponderExcluir